quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Configurando um sistema de antispam eficaz no Zimbra ZCS


Prezados amigos.

Sou um administrador iniciante em Zimbra, tendo menos de 3 meses de contato com a solução. A cada dia me surpreendo mais com a ferramenta e não tenho dúvidas que ela ainda venha a se tornar a maior referência em Groupware e  email server.

Entretanto, vejo além do site oficial do desenvolvedor (atualmente a WMware), encontrar informações sobre sua administração é as vezes uma tarefa difícil, principalmente para quem não domína o inglês. No meio das dificuldades vejo que há outras pessoas como eu e gostaria de compartilhar também o conhecimento que venho acumulando. Apesar de ser pouco, principalmente comparado a boa parte dos membros dos grupos de discussão, espero contribuir preenchendo algumas lacunas que tenho encontrado e de forma bem didática para iniciantes (como eu! :) ). Assim, montei este tutorial dividido em 3 partes para um assunto de grande demanda que é como configurar o gerenciamento de spams. Não tenho a pretensão de descrever um manual avançado (até porque eu mesmo estou aprendendo ainda), mas sim, juntar várias pequenas informações de forma concisa para montar um sistema inicialmente eficaz, mas que pode e deve ser melhorado. Conto com a contribuição dos colegas, em auxiliar a melhora-lo, dando idéias, sugestões, apontando erros de forma construtiva, no lugar de apenas criticar, até porque não estou ganhando nada com isso. Ficarei inclusive muito agradecido se compartilhem seus conhecimentos comigo.

Sendo assim, um grande abraço à toda comunidade Zimbra do Brasil.

O Tutorial está escrito em 3 posts, acessíveis pelos links abaixo:

Nenhum comentário: