quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Configurar um sistema antispam eficaz no Zimbra ZCS, parte 1 de 3 – CHECAGEM DNS e RBLs

Este tutorial foi escrito e testado com sucesso utilizando Zimbra Collaboration Suite 7.2.0

As verificações do DNS barram muitas tentativas de spoofing (quando um remetente tenta forjar sua identidade) e obrigam ao remetente se identificar pelo escopo do DNS. Por outro lado, podem fazer com que mensagens legítimas sejam também barradas devido a servidores mal configurados pela internet. Aí fica a cargo do administrador decidir se habilitará ou não este recurso. O que posso dizer é esta opção reduz consideravelmente o índice de spams. Quanto aos falsos positivos devido a servidores mal configurados, sinceramente, não é um problema meu, nem seu, não é mesmo? Se você também pensa assim, então vamos às configurações:

- No console administrativo, vá para “Configuração” e na seção “Configurações Globais”, selecione a aba MTA. Em verificações do DNS, marque todas as caixas, e na lista de RBLs, insira as black lists desejadas. No meu caso, eu aceitei a sugestão do Sergio Rodrigues postada no grupo zimbra-br, incluindo as RBLs mais comuns, neste caso, estas:

dnsbl.njabl.org
cbl.abuseat.org
bl.spamcop.net
dnsbl.sorbs.net
 

É possível utilizar outras RBLs, mas sempre que o fizer, observe o comportamento dos spams no servidor. Lembre-se que cada lista possui seus próprios critérios e que, de certa forma, você está delegando a decisão sobre o que será considerado spam ou não para uma entidade externa.

Fontes:
https://groups.google.com/group/zimbra-br/ - especial agradecimento ao Sergio Rodrigues que compartilhou esta dica.

Um comentário:

Unknown disse...

Boa noite,
Recomendo usar a RBL "dnsbl.spfbl.net".
Pega muito SPAM e dá pouco falso positivo.
É uma lista criada e gerenciada por brasileiros.