quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Configurar um sistema antispam eficaz no Zimbra ZCS, parte 2 de 3 – SCORE LIMITS

Este tutorial foi escrito e testado com sucesso utilizando Zimbra Collaboration Suite 7.2.0

Aqui está um item de configuração que aumenta bastante a eficácia da filtragem de spams. Entretanto é preciso entender um pouco do funcionamento deste recurso para poder configura-lo adequadamente. Vale a pena dedicar sua atenção a ele, pois trata-se de um recurso muito poderoso, mas infelizmente as configurações padrão do Zimbra para este item são bem pouco eficazes.

Cada mensagem que passa pelo antispam recebe um score e este fica gravado em seu cabeçalho. Esse score é definido de acordo com um conjunto de checagens que avalia diversos parâmetros da mensagem a fim de deduzir sua legitimidade como falsa ou verdadeira. Aqui definiremos o limite do score em que o sistema deverá entender uma mensagem como spam. Todas as mensagens acima desse score serão classificadas como SPAM e irão direto para a caixa “Spam” do usuário para que ele também possa avaliar a mensagem e tomar sua própria decisão final (apaga-la definitivamente ou move-la para a caixa de entrada). Também será configurado um valor de score que o sistema entenderá a mensagem como spam de forma categórica, descartando a mensagem de imediato, sem envia-la a caixa spam. Note que quanto maior o score configurado mais permissivo será o filtro e, quanto menor o score, mais agressivo será o critério de filtragem.

Agora que já entendemos como funciona o score, é importante entender sua unidade, pois nas configurações do Zimbra ela é expressa em porcentagem. Entretanto quando o score é gravado no cabeçalho do email, ele é representado em valor absoluto. Parece complicado, mas é simples o esquema.
Para obter o valor do score desejado em porcentagem multiplique a porcentagem por 0,2. O resultado será o score em valor absoluto. A regra é

Score = (porcentagem) * 0,2   

Por exemplo, na figura abaixo está definido que acima de score 5 a mensagem deve ser classificada como spam e entregue na caixa Spam. Para tanto o valor está como 25%, ou seja 25 * 0,2 = 5.
Já para um score acima de 15, o qual está expresso como  75%, ou seja 75 * 0,2 = 15,  a mensagem deve ser considerada Spam e automaticamente descartada.



Agora que sabemos como funciona a configuração do score limit, vem a pergunta obvia: qual score eu devo utilizar?
A resposta para esta pergunta encontra-se no cabeçalho dos spams que você recebe. Percorra uma lista significativa de cabeçalhos dos spams que estão entrando na sua caixa de entrada sem serem classificadas como spam. Vamos dizer por exemplo, que você notou que estas mensagens estão classificadas com um score que vai de 4 à 13. Experimente colocar um score de 5. Eu pessoalmente evitaria um score colado no limite inferior logo de cara, para evitar falsos positivos. Mas ainda assim, conforme eu fosse observando que um determinado índice é seguro, então iria experimentando baixar aos poucos, para 4.8 e testaria por uma semana. Depois tentaria 4.6, 4.4 e por aí em diante.  O grande segredo é encontrar o equilíbrio entre um score mais baixo possível, mas que consiga evitar ao máximo a ocorrência de falsos positivos.

Na sequência vem mais uma pergunta:  E como eu identifico o score na mensagem?

Simples. Clique com o botão direito sobre a mensagem e selecione “Exibir original”.



 O cabeçalho da mensagem será exibido. Nele você deve encontrar logo no início algo semelhante a isto:

Neste caso, trata-se de um email legítimo. O score inclusive é negativo (-1.809), ou seja, não há sequer dúvidas de que seja uma mensagem  legítima. Se fosse um Spam, o número seria positivo e no caso da configuração de exemplo, teria que ser igual ou maior que 5.

Fontes:
https://groups.google.com/group/zimbra-br/  - especial agradecimento ao Rodrigo Lima que me explicou inicialmente o funcionamento do mecanismo do score.

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