quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Configurar um sistema antispam eficaz no Zimbra ZCS, parte 3 de 3 – ZIMLET SENDERBLOCKER



Este tutorial foi escrito e testado com sucesso utilizando Zimbra Collaboration Suite 7.2.0 e, nos clientes, com os navegadores IE 9 x64, Firefox 15 e com o Chrome 23 (Beta).

Tutorial: Como instalar o zimlet SenderBlocker

Apesar de o Zimbra ser uma excelente ferramenta, para obter um bom gerenciamento de spams, algumas medidas simples podem ser bastante eficazes. Além da configuração de checagens de DNS e dos scores de spam, uma medida complementar recomendada por muita gente é a instalação do zimlet SenderBlocker.
 
- Baixe o zimlet a partir do site oficial do Zimbra, através deste link:

- Copie o arquivo ca_uoguelph_ccs_senderblocker.zip para a pasta /opt/zimbra/zimlets-extra/

- Altere as permissões, utilizando o usuário “root” conforme os comandos abaixo:

# chown zimbra:zimbra /opt/zimbra/zimlets-extra/ca_uoguelph_ccs_senderblocker.zip
# chmod 664 /opt/zimbra/zimlets-extra/ca_uoguelph_ccs_senderblocker.zip

- Instale-o utilizando o usuario “zimbra”, conforme exemplo abaixo:

# su - zimbra
# cd /opt/zimbra/zimlets-extra/
# zmzimletctl deploy  ca_uoguelph_ccs_senderblocker.zip

- No console administrativo, vá para “Configuração” e na seção “Zimlets”, cheque se o item “ca_uoguelph_ccs_senderblocker” está ativado. Caso não esteja, ative-o e clique em salvar:



Neste momento ele está instalado e pronto para uso. Entretanto é necessário ativa-lo para cada usuário ou para um grupo de usuários.

Ativar o senderblocker para um grupo de usuários:

- ainda em “Configuração”, expanda a seção “Classe de serviço” para visualizar cada COS (Class of Service) existente. Selecione o COS desejado , clique na aba “Zimlets”. Marque a caixa “ca_uoguelph_ccs_senderblocker”, selecione a opção “Ativado” e clique em salvar. Faça isso para cada COS existente, caso você deseje habilitar para todos os usuários do seu servidor.




 Ativar o senderblocker para um usuário individual:

No console administrativo, na seção “Endereços”, clique em “Contas” e dê um duplo clique no usuário desejado. Entre na aba “Zimlets”, marque a caixa “ca_uoguelph_ccs_senderblocker”, selecione a opção “Ativado” e clique em “Salvar”. Faça isso para cada usuário que você deseja ativar o recurso.



Para que as alterações tenham efeito, é necessário o usuário dar um logout no webmail e entrar novamente.

OBS:  Infelizmente para a minha surpresa, não funcionou com o Zimbra Desktop. Acredito que a ferramenta tenha sido escrita apenas para uso com navegadores.

Fontes:

2 comentários:

Lucas Costa disse...

Olá;

Gostaria de saber se o sender blocker funciona com a versão 8.5.0 do Zimbra.

Atenciosamente.
Lucas Costa

Rodrigo disse...

Boa tarde, Lucas.

Faz 2 anos que eu não tenho mais contato com servidores de email. Infelizmente não sei te responder essa pergunta. Um abraço.